Explorando as riquezas arquitetônicas de São Paulo



Seguimos nosso passeio por São Paulo. Em 1941, quando foi inaugurada a pista do Jockey Club, esta era uma região meio abandonada, cheia de charcos, sem grande valor. Hoje, estamos em um bairro nobre, com essa área, felizmente preservada pelo destino.



Mas neste tema, a cidade tem outra particularidade, o aeroporto de Congonhas. Desde a inauguração, os bairros foram crescendo em volta dessa pista e transformando o aeroporto em uma ilha. Em poucos lugares do mundo vemos um terminal cercado por tantos prédios.



Uma das grandes atrações de São Paulo é o Parque do Ibirapuera, um maravilhoso pulmão verde. A inauguração foi em 1954, para a comemoração do quarto centenário de São Paulo. Ar puro, vegetação, quadras esportivas, ciclovias e lagos.



O parque também tem monumentos cívicos como o obelisco em homenagem aos mortos da Revolução de 32. Além de diversas instituições culturais, como o Museu de Arte Moderna, o Pavilhão da Bienal, o Auditório Ibirapuera, e o famoso Monumento às Bandeiras, de Brecheret.



Mas é impossível falar em São Paulo sem pensar na Avenida Paulista. Esta foi a primeira via asfaltada de São Paulo em 1909. Hoje aqui estão as sedes de muitas empresas, instituições bancárias e associações de classe. Sem nos esquecermos do Parque do Trianon e do MASP.



Logo na saída da Avenida Paulista, em área nobre, está o Cemitério da Consolação. Como tudo em São Paulo necessita de grandes quantidades, a cidade tem mais de 30 cemitérios.



A cidade tem cinco estádios de futebol importantes. Um dos mais queridos pelos paulistanos é o Pacaembu. Cercado por casas e ruas agradáveis, o estádio construído sob os princípios da Art Déco, recebeu até 2013 os jogos do Corinthians. O estádio também abriga o Museu do Futebol.



Outros esportes também apaixonam o paulistano. O vôlei, jogado no ginásio do Ibirapuera, o basquete, que teve o seu auge no Esporte Clube Sírio, e principalmente o automobilismo.

O Autódromo de Interlagos recebe todos os anos o Grande Prêmio de Fórmula 1. Certamente há autódromos muito mais luxuosos pelo mundo, mas é difícil achar um traçado tão veloz e emocionante quanto este, que oferece mais de quatro quilômetros de pista.



O caso de amor entre o paulistano e os automóveis também é celebrado anualmente com uma prova de Fórmula Indy, que acontece em torno do Sambódromo. A obra de Oscar Niemeyer, claro, tem como objetivo principal abrigar o desfile das escolas de samba da cidade.



Depois de tantas avenidas e edifícios, chegamos a um lugar que poucos imaginariam ficar na cidade de São Paulo. A Represa de Guarapiranga foi criada em 1908 para gerar eletricidade e trazer água potável. De quebra, a população ganhou um grande centro de lazer e belas paisagens.



Bem pertinho está a represa Billings, criada com fins semelhantes, mas a situação é ainda mais complicada. Os cenários são lindos, mas as imagens podem iludir. Há grandes áreas altamente poluídas, vítimas do absurdo despejo de esgoto doméstico e industrial.



A Billings é cortada por uma das ligações mais importantes do Estado, a Rodovia dos Imigrantes, que liga a capital ao litoral. São 58 quilômetros, com longos trechos de Mata Atlântica.

Pelo Jaraguá passam algumas das principais vias de ligação de São Paulo, o Rodoanel Mário Covas, a Rodovia dos Bandeirantes e a Anhanguera. Bem perto podemos ver também a Rodovia Castelo Branco, que une o oeste do estado com a capital.



Assim é São Paulo, um lugar que pode gerar as mais diversas emoções em cada um de nós. Com suas qualidades e defeitos, é a cidade que abriga gente de todo o país, de todo o mundo.